Existem diversos tipos de jogos para o uso no ensino-aprendizagem:
1) Jogo de repetição: jogo somente de funções senso motoras, relacionado ao estágios senso-motor de Piaget.
2) Função simbólica: relacionado com o estágio pré-operatório de Piaget,sendo um jogo de imitação ou representação através de imagens mentais.
3) Jogo de regras: relacionado ao estágio de desenvolvimento de Piaget operatório-concreto. Jogo onde tem obrigações ´para se jogar, ativando as estruturas operatórias.
Análise dos Uso de Jogos na Aprendizagem
O jogo possui um papel extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo dos discentes, sendo o professor um auxiliador nesse tipo de exercício da prática docente,pois precisa estar observando como os alunos estão jogando para fazer as intervenções quando forem necessárias para sua melhor aprendizagem.
Por meio da brincadeira se observa como a criança percebe o mundo e oque sofre passivamente, ou seja, a hora do intervalo não deveria ser somente a hora de descanso para os professores,mas sim, também de observações dos alunos na maneira de como eles interagem uns com outros.
Através dos jogos que produzimos no semestre passado,percebi a importância das regras específicas que tinhamos que seguir ,pois esses jogos serão utilizados na nossa prática docente,sendo que sem intenção, estávamos criando jogos para estimular o desenvolvimento cognitivo de nossos alunos e não tinhamos tanta noção de sua real importância para a aprendizagem,mostrando que a turma acabou criando jogos bem complexos,mas excelentes para sua finalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário