Teorias de Jean Piaget

Foco da sua pesquisa: queria descobrir como ocorria o processo de desenvolvimento cognitivo através d a epistemologia genética.
Concluiu de seu trabalho: que o desenvolvimento não apenas depende da maturação ( e hereditariedade),mas também das variáveis ambientais.
Conceitos de Piaget

1)Atos cognitivos: organização (processo interno) e adaptação (processo externo), esse conceito demonstra como futuros docentes devemos trabalhar com as concepções prévias dos alunos ,para melhorar o aprendizado,mas dando um significado.

2) Estruturas operatórias: serve como um portfólio interno, aonde o aluno vai “organizando” nas suas estruturas internas a nova aprendizagem, para que quando precisar utilizar, procure nessas “pastinhas internas” conseguindo relacionar.

3) Processos cognitivos : assimilação → integração de um novo ato cognitivo  em  sua estrutura operatória já existindo anteriormente.

3.1)Processo cognitivo: acomodação: quando o aluno obtém novas estruturas cognitivas ou modificações cognitivas ou no desenvolvimento das anteriores.

3.2)Processo cognitivo: equilibração: quando se atinge essa etapa, ocorre a integração entre a assimilação e acomodação, ocorrendo  a auto-regulação.



4) Fatores do Desenvolvimento

a) Hereditariedade: não é suficiente para explicar o desenvolvimento cognitivo nas crianças.

b) Experiência física: este fator explicar o desenvolvimento, mas sozinha não é auto-suficiente

c) Fator Educativo: este fator para a parte de educação se enquadra perfeitamente no papel do professor, pois ele é um auxiliador, facilitador do conhecimento para o aluno. Essa teoria é muito próxima ao modelo pedagógico relacional.

d) Equilibração: quando o sujeito consegue realizar a assimilação, acomodação e equilibração , sempre buscando alcançar novos objetivo buscando  atingir a coerência. 


Estágios do Desenvolvimento Sensório- Motora:



1)      Estágio Sensório- Motor ( 0 aos 2 anos de idade )

  • Os movimentos no bebê são basicamente motores, passando nesta fase a crianças a ter noção de mundo.

  •  Percepção de  movimentos através da sucção no ato de mamar.

  • Possui uma assimilação do mundo, mas sem noção do seu próprio corpo.

  • Exploração dos objetos através da boca, como Freud também utilizava essa característica.

  • Nesta fase como o desenvolvimento afetivo  com percepção dos sentimentos como medo,insatisfação,satisfação, agradável, desagradável, sendo somente posteriormente não mais egocêntrico,mas sim global.

2)      Estágio Pré- operatório (entre 2 a 7 anos de idade)


  • Mudanças tanto no nível cognitivo quanto afetivo em relação à linguagem e outras formas de representação.

  • Não existe pensamento antes do uso da linguagem.

  • Uso de jogos simbólicos ou de imaginação, mesmo estando longe.

  • Uso de função simbólica

  • Seriação: conceito importante de comparação entre os objetos (tamanho, forma...)

  • Classificação: inclui todos os tipos de classificação da seriação dentro de uma ou estrutura.



3  ) Estágio Operatório –Concreta ( 7 aos 11 anos de idade)

  • Mudanças significativas tanto do ponto de vista afetivo quanto cognitivo.

  • Período  onde é capaz de socializar em grupo ou individualmente quando houver necessidade.

  • Desenvolvimento do pensamento lógico a problemas concretos.

  • Autonomia moral e intelectual .

  • Conservação: capacidade de entender quantidade de objetos que contém as mesmas ou diferentes características.

  • Reversibilidade: está relacionada ao estado de equilibração. Não ocorre esse processo se não houver essa etapa.


4) Estágio do Pensamento Formal ( 11 aos 15 anos de idade)

  • Nesta fase o sujeito alcança os seu desenvolvimento mais elevadamente.

  • Aplicam raciocínio lógico a todos os problemas.

  • Aumenta a disciplina e possibilidade de cooperação.
Desenvolvimento Moral e Cognitivo na Teoria de Piaget

 Estágio Sensório Motor →1ª FASE: Anomia

  • Essa fase caracteriza-se porque não existe a noção de certo ou errado,ou seja a criança não consegue seguir regras estipuladas.

  • A criança só respeitará a pessoa com que ela realizar vínculo afetivo.

 Estágio Pré- Operatório →2ª fase: Heteronomia

  • Respeito as regras pelos que são estipuladas por quem têm a autoridade.

  • O indivíduo obedece as normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.

3ª fase: Autonomia

  • Cooperação na convivência em grupo

  • Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação.

  • Possui princípios éticos e morais.

A punição acarretará 3 tipos de conseqüências:

1)      Cálculo de Riscos: a criança que foi repreendida irá repetir o erro, porém vai tentar esconder seu erro novamente.

2)      Conformidade cega:  a criança passa a ser totalmente conformista,pois desta forma obtém conforto e segurança.

3)      Revolta: No passado eram  crianças totalmente conformista ,mas que em um determinado período não querem mais essa situação, confundindo que autonomia é diferente de revolta.

Sanção por reciprocidade

1-      Exclusão permanente ou temporária do grupo: regra necessária em alguns casos, pois o aluno tem que aprender que existem regras e que algumas necessitam ser rigorosamente cumpridas.

2-      Consequência direta e material do ato: limpar, consertar, é uma medida necessária para que o aluno reflita sobre suas conseqüências.

3-      Privar a criança de uma coisa que ela usou mal: atitude necessária quando principalmente estiver ocorrendo uma aula prática, onde o discente sentirá vontade de estar com os demais colegas, porém precisa entender o motivo de seu afastamento temporário.

4-      Reparação: enfim, compreensão de todos os atos acima, entendimento de suas atitudes.




Análise das teorias de Jean Piaget
Por meio do estudo da teoria epistemológica de Jean Piaget, percebi que serve de estrutura básica para aprendermos como ocorre o funcionamento cognitivo do nascimento à adolescência, apesar de sua teoria não ter um caráter voltado para a pedagogia educacional, sua teoria é extremamente utilizada para estes fins.
Ser professor não é uma tarefa simples, pois precisamos entender e aplicar os conceitos de todas as teorias estudadas possíveis em minha futura prática docente, pois cada vez mais que aprendo mais teorias, percebo aumentar o nível de dificuldade em colocar em prática alguns conceitos trabalhos, porém estou através do
programa PIBID,tentando mudar  minha visão empirista sobre as práticas docentes.
Essas atitudes na prática docente estimulam a criança a ser mais responsável e ter mais noção de regras necessárias para o desenvolvimento moral e intelectual.
      A relação com o nível a componente UAP 32:  organização educacional brasileira relaciono que Piaget determina através de fases sua teoria,  que existe determinadas características e estruturas pra o desenvolvimento cognitivo aprendemos na outra componente curricular a organização escolar para o professor aplicar toda sua bagagem pedagógica nesse espaço .

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