Modelos Pedagógicos


Existem três modelos pedagógicos
1) Pedagogia Diretiva
2) Pedagogia Não- Diretiva
3) Pedagogia Relacional.


1) Pedagogia Diretiva (Empirista)

Nessa teoria se acredita na transmissão de conhecimento. Este é o modelo mais conhecido de todos, pois o tipo de aula apresentado é extremamente tradicional. 
  • O professor fala e o aluno escuta.
  • Dita e o aluno copia.
  • Ensina e o aluno aprende.  

Relação Sujeito ← Objeto
Aluno ←Professor
  • Sujeito: detém o conhecimento
  • Objeto: Não possui conhecimento algum ,sendo considerado uma folha de papel em branco.
  • O aluno só aprenderá apenas se o professor ensinar.
Nessa relação o enino aprendizagem o professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará.
É considerado o modelo do fixismo, da reprodução e da repetição. 
                                   
 2) Pedagogia Não- Diretiva ( Apriorismo)

Relação Sujeito →Objeto
  • Professor é um auxiliador do aluno, um facilitador.
  • Aluno já traz um conhecimento que necessita apenas trazer a consciência organizando  ou aprimorarando os conteúdos e conceitos.
  • Ensinar prejudica a parendizagem,pois o aluno aprende sozinho.
  • Modelo do apriori, ou seja, o aluno sozinho encontrará o melhor jeito de aprender.
                                       

3) Pedagogia Relacional 

Relação  Sujeito ↔Objeto
  • Professor sabe que o aluno só aprenderá através de sua ação docente,dando significado para a aprendizagem.
  • Esse modelo nega que o aluno é uma tábula rasa,acreditando que cada conteúdo aprendido serve de base para continuar seu aprendizado.
                                 

Análise sobre a teoria
Os modelos pedagógicos que estudamos são extremamente fundamentais para entendermos como funciona o sistema de educação e quais as suas conseqüências no ensino -aprendizagem.
Como visto na componente curricular UAP 32 o sistema da organização educacional brasileira: aspectos legais e estruturais , a relação  interdisciplinar que percebo entre essas duas componentes é exatamente  como esse processo ocorre ou deveria ocorrer dentro do espaço escolar, ou seja,estamos aprendendo tantos aspectos das leis que regem uma escola como também o funcionamento através do papel do professor dentro do espaço escolar.
Porém, na prática docente deveria haver somente o modelo do construtivismo, porém o modelo que mais se apresenta é a concepção empirista. Este modelo está presente desde o ensino fundamental até o ensino superior, mostrando dessa forma um dos motivos da problemática na educação brasileira.
Através do exercício quando estávamos começando a aprender sobre as concepções pedagógicas, onde nos foi solicitado para representarmos um sala de aula,percebi somente após a análise do meu desenho como minha visão continua de certa maneira empirista,apesar de não ser o modelo que pretendo seguir na minha prática docência,pois percebi como esse modelo  é prejudicial ao ensino-aprendizagem dos alunos e como também não me permitiria interagir e também aprender com meus futuros discentes.
O videoclipe escolhido para esse assunto foi a música da banda Pink Floyd de 1979, pois esse clipe apresenta de maneira clara como essa concepção continua ainda no sistema atual,apesar de  seu lançamento  ser de 1979, e que não temos mais a palmatória,mas sim,continuamos com outras práticas incorretas.



                                        

Um comentário: