Existem três modelos pedagógicos
1) Pedagogia Diretiva
2) Pedagogia Não- Diretiva
3) Pedagogia Relacional.
1) Pedagogia Diretiva (Empirista)
Nessa teoria se acredita na transmissão de conhecimento. Este é o modelo mais conhecido de todos, pois o tipo de aula apresentado é extremamente tradicional.
- O professor fala e o aluno escuta.
- Dita e o aluno copia.
- Ensina e o aluno aprende.
Relação Sujeito ← Objeto
Aluno ←Professor
- Sujeito: detém o conhecimento
- Objeto: Não possui conhecimento algum ,sendo considerado uma folha de papel em branco.
- O aluno só aprenderá apenas se o professor ensinar.
Nessa relação o enino aprendizagem o professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará.
É considerado o modelo do fixismo, da reprodução e da repetição.
2) Pedagogia Não- Diretiva ( Apriorismo)
Relação Sujeito →Objeto
- Professor é um auxiliador do aluno, um facilitador.
- Aluno já traz um conhecimento que necessita apenas trazer a consciência organizando ou aprimorarando os conteúdos e conceitos.
- Ensinar prejudica a parendizagem,pois o aluno aprende sozinho.
- Modelo do apriori, ou seja, o aluno sozinho encontrará o melhor jeito de aprender.

3) Pedagogia Relacional
Relação Sujeito ↔Objeto
- Professor sabe que o aluno só aprenderá através de sua ação docente,dando significado para a aprendizagem.
- Esse modelo nega que o aluno é uma tábula rasa,acreditando que cada conteúdo aprendido serve de base para continuar seu aprendizado.
Análise sobre a teoria
Os modelos pedagógicos que estudamos são extremamente fundamentais para entendermos como funciona o sistema de educação e quais as suas conseqüências no ensino -aprendizagem.
Como visto na componente curricular UAP 32 o sistema da organização educacional brasileira: aspectos legais e estruturais , a relação interdisciplinar que percebo entre essas duas componentes é exatamente como esse processo ocorre ou deveria ocorrer dentro do espaço escolar, ou seja,estamos aprendendo tantos aspectos das leis que regem uma escola como também o funcionamento através do papel do professor dentro do espaço escolar.
Porém, na prática docente deveria haver somente o modelo do construtivismo, porém o modelo que mais se apresenta é a concepção empirista. Este modelo está presente desde o ensino fundamental até o ensino superior, mostrando dessa forma um dos motivos da problemática na educação brasileira.
Através do exercício quando estávamos começando a aprender sobre as concepções pedagógicas, onde nos foi solicitado para representarmos um sala de aula,percebi somente após a análise do meu desenho como minha visão continua de certa maneira empirista,apesar de não ser o modelo que pretendo seguir na minha prática docência,pois percebi como esse modelo é prejudicial ao ensino-aprendizagem dos alunos e como também não me permitiria interagir e também aprender com meus futuros discentes.
O videoclipe escolhido para esse assunto foi a música da banda Pink Floyd de 1979, pois esse clipe apresenta de maneira clara como essa concepção continua ainda no sistema atual,apesar de seu lançamento ser de 1979, e que não temos mais a palmatória,mas sim,continuamos com outras práticas incorretas.
Maravilha de analogia. The Wall, perfeito.
ResponderExcluir